Bacharelado em Psicologia







Psicologia na FAM: Formação com Excelência e Propósito
O curso de Psicologia da FAM prepara você para atuar com ética, conhecimento e sensibilidade nas diversas áreas da saúde mental. Com uma grade curricular atualizada e um corpo docente experiente, oferecemos uma formação completa, que une teoria e prática para que você se destaque no cuidado com o ser humano. Venha construir sua carreira na melhor instituição a oferecer o curso de Psicologia no Baixo Tocantins!
Denominação
Denominação do Curso: Psicologia
Diplomação: Bacharelado em Psicologia
Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Formar profissionais em Psicologia com competências teóricas, técnicas e éticas, capazes de compreender e atuar de forma crítica e reflexiva nos diversos contextos sociais, promovendo o bem-estar e a saúde mental. O curso deve capacitar o aluno para desenvolver habilidades de análise, intervenção e pesquisa, pautadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, com ênfase no respeito à diversidade humana e no compromisso com a transformação social, visando à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I | Formar psicólogos(as) com uma perspectiva generalista e pluralista, conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, preparados para atuar com competência e sensibilidade nas diversas áreas da Psicologia e em diferentes contextos socioculturais; |
II | Capacitar os estudantes a desenvolver suas habilidades e competências para responder de forma eficaz e ética às variadas demandas sociais, considerando as complexidades e especificidades das realidades locais, regionais e globais; |
III | Integrar conteúdos teóricos, práticos e complementares ao longo do curso, garantindo uma formação holística que contemple as diferentes ênfases previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), promovendo a articulação entre saberes científicos e práticas profissionais; |
IV | Habilitar os psicólogos para atuar na promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde mental e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, fundamentando suas práticas em princípios éticos, de excelência e qualidade, e no respeito à diversidade humana; |
V | Oferecer uma formação multi, trans e interdisciplinar que permita a interação e colaboração com diferentes campos de atuação profissional, ampliando as possibilidades de intervenção e inovação em Psicologia; |
VI | Incentivar a investigação científica e a extensão acadêmica, promovendo a produção e disseminação de novos conhecimentos em espaços de circulação acadêmica e científica; |
VII | Desenvolver práticas formativas ao longo do curso que possibilitem aos estudantes identificar e escolher sua ênfase de atuação, alinhando seus interesses e competências às demandas sociais e profissionais emergentes; |
VIII | Promover uma compreensão crítica das especificidades da realidade socio-histórica e cultural, local e regional, formando profissionais conscientes e eticamente comprometidos com as questões sociais contemporâneas, capazes de contribuir para a transformação social e o desenvolvimento sustentável; |
IX | Facilitar a articulação entre teoria e prática, por meio de estágios e outras atividades práticas supervisionadas, para que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais, desenvolvendo competências profissionais essenciais; |
X | Estimular o desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe, essenciais para o exercício da Psicologia em contextos multidisciplinares e em interação com diferentes públicos e comunidades. |
Perfil do Egresso
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Psicologia será um profissional profundamente engajado com a realidade social, comprometido com a formação cidadã e a promoção da saúde em todos os níveis de atuação. Ele atuará a partir de uma abordagem interdisciplinar, ética e sociopolítica, dedicando-se à construção e ao acompanhamento do sujeito psíquico, reconhecendo e abordando seus agravos e promovendo caminhos para a cura. Este profissional será um psicólogo comprometido com a pesquisa e a investigação científica crítica, buscando a produção de conhecimento que contribua para a sociedade e a ciência.
A formação que será proporcionada pela FAM permitirá ao egresso do curso de Psicologia uma compreensão ampla e profunda dos fenômenos psicológicos, sociais e culturais, em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de outubro de 2023, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. O egresso será preparado para atuar de maneira crítica e reflexiva, com uma visão integral do ser humano, respeitando a diversidade e as diferenças étnico-raciais, de gênero, sociais e culturais.
Outrossim, o egresso terá sólida competência técnica e científica para desenvolver intervenções em diferentes contextos, como saúde, educação, trabalho, organizações e comunidades, sempre com base em princípios éticos e humanísticos.
A formação interdisciplinar e contextualizada permitirá que o egresso da FAM tenha capacidade para compreender as demandas de diferentes populações, especialmente aquelas em contextos de vulnerabilidade, e oferecer intervenções pautadas na promoção de justiça social e equidade. Dessa forma, o egresso estará capacitado para atuar em uma sociedade complexa e diversa, utilizando o conhecimento psicológico como ferramenta de transformação e promoção do bem-estar.
Competências Gerais
I | Colaborar com profissionais de outras áreas, integrando saberes para a promoção da saúde integral e do bem-estar coletivo, articulando conhecimento psicológico com outras ciências, como a biologia, a neurociência, as ciências sociais e a educação. |
II | Identificar e intervir em situações de vulnerabilidade social e psicológica, com foco na inclusão social, promoção dos direitos humanos e combate a todas as formas de discriminação e preconceito. |
III | Desenvolver pesquisas científicas com metodologias adequadas, contribuindo para o avanço da Psicologia enquanto ciência e profissão, especialmente em temas relacionados à saúde mental, desenvolvimento humano, e questões sociais contemporâneas. |
IV | Proporcionar cuidado psicológico, diagnóstico e tratamento, considerando as particularidades de cada indivíduo ou grupo, atuando tanto na prevenção de agravos quanto na promoção da saúde mental, em níveis individuais, coletivos e institucionais. |
V | Aplicar técnicas de mediação e resolução de conflitos em diferentes contextos, como no ambiente familiar, escolar, organizacional e comunitário, utilizando a Psicologia como ferramenta de fortalecimento das relações humanas. |
VI | Compreender criticamente os fundamentos epistemológicos, históricos, científicos e ético-políticos da Psicologia, reconhecendo sua constituição como ciência plural e em constante transformação. |
VII | Atuar em diferentes níveis de atenção e complexidade dos serviços públicos e privados, com especial atenção à formulação, execução e avaliação de políticas públicas de saúde, educação, assistência social, cultura, entre outras. |
VIII | Utilizar a escuta qualificada, a análise da demanda e a devolutiva como práticas centrais no exercício profissional, respeitando o sigilo, a ética e os direitos do sujeito. |
Campo de Atuação
O campo de atuação profissional do psicólogo é amplamente diversificado e abrange uma vasta gama de contextos nos quais o conhecimento psicológico pode ser aplicado para promover o bem-estar individual e coletivo. Os psicólogos podem atuar em setores como saúde, educação, trânsito, organizações, justiça, esporte, comunidades, políticas públicas e terceiro setor, adaptando suas práticas às necessidades específicas de cada realidade.
Na área da saúde, os psicólogos podem atuar não apenas no Sistema Único de Saúde (SUS), mas também em hospitais e clínicas privadas, centros de reabilitação, instituições de saúde mental, consultórios, programas de saúde suplementar e organizações da sociedade civil. Suas atividades envolvem avaliação psicológica, psicoterapia, intervenção psicossocial, acolhimento, promoção e prevenção em saúde mental, entre outras. Além disso, integram equipes multiprofissionais, colaborando com outros profissionais da saúde para assegurar um cuidado integral e humanizado aos pacientes.
No setor da educação, os psicólogos desenvolvem ações em espaços formais e não formais de ensino, como escolas, universidades, centros comunitários, projetos sociais e instituições socioeducativas. Nessas atuações, são responsáveis por apoiar o desenvolvimento emocional, cognitivo e relacional dos estudantes, colaborar com professores e famílias, além de contribuir para a construção de ambientes educativos que favoreçam a aprendizagem, o bem-estar e a inclusão. Também podem atuar em processos de orientação vocacional, mediação de conflitos escolares e apoio psicopedagógico.
Na área do trânsito, os psicólogos exercem funções essenciais na avaliação psicológica de condutores e candidatos à habilitação, no contexto das exigências dos órgãos reguladores de trânsito. Também atuam na educação para o trânsito, na prevenção de acidentes, no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à mobilidade urbana segura, e na reabilitação de condutores envolvidos em infrações ou acidentes, promovendo comportamentos mais conscientes e responsáveis.
No campo das organizações e do trabalho, os psicólogos exercem suas funções em empresas privadas, órgãos públicos, ONGs e instituições do terceiro setor. Suas atividades incluem recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão de pessoas, saúde ocupacional, clima organizacional e promoção da qualidade de vida no trabalho. Com uma escuta qualificada, também intervêm na mediação de conflitos e na promoção de relações saudáveis no ambiente organizacional.
Na área da justiça, os psicólogos forenses colaboram com o sistema judiciário em avaliações psicológicas, perícias, estudos psicossociais e produção de laudos em processos judiciais, como casos de guarda de crianças, adoção, violência, responsabilização criminal e medidas socioeducativas. Também atuam em programas de atenção a vítimas de violência e na reintegração social de pessoas em conflito com a lei.
No campo do esporte, os psicólogos do esporte atuam com atletas, equipes e treinadores, promovendo o desenvolvimento de habilidades psicológicas relacionadas ao desempenho esportivo, ao enfrentamento da pressão e da ansiedade competitiva, e ao equilíbrio emocional. Também colaboram na construção de estratégias motivacionais e na promoção da saúde mental em ambientes esportivos.
Os psicólogos têm papel fundamental em comunidades e movimentos sociais, atuando com populações em situação de vulnerabilidade social, diferenças socioeconômicas e culturais, e em contextos de exclusão. Desenvolvem ações de escuta, acolhimento, fortalecimento de vínculos, mediação de conflitos, empoderamento comunitário e articulação com políticas públicas. Isso pode ocorrer por meio de projetos sociais, intervenções comunitárias, iniciativas de promoção da equidade e de defesa de direitos humanos.
Carga Horária
CARGA HORÁRIA DO CURSO
4.030h
DURAÇÃO DO CURSO
10 semestres (5 anos)
Órgãos
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE
Para o curso proposto, o atual NDE consta na tabela abaixo, nomeado pela Portaria 046/2024:
Docente | Titulação | Função |
Allan Carlos da Silva Tiago | Mestre | Coord./Presidente |
Lais Gabrielle de Sarges Cardoso | Especialista | Estágio e TCC |
Manoel Guacelis de Sena Dias Junior | Mestre | Laboratório |
Paulo Roberto Galdino de Lima | Mestre | Gestão Pedagógica |
Roney Silva da Silva | Doutor | Monitoria e Ativ. Complementares |
Veridiana Valente Pinheiro Castro | Doutora | Gestão Pedagógica e Extensão |
COLEGIADO DO CURSO
A FAM realizou a composição do Colegiado do Curso de Bacharelado em Farmácia cuja formação consta na tabela a seguir, nomeados pela Portaria 047/2024:
Componente | Representante |
Allan Carlos da Silva Tiago (Coordenador) | Presidente |
Eliane Silva e Silva | Docente |
Ronnes de Azevedo Dias | Docente |
Marco Antonio Silva | Técnico-Administrativo |
Jones Farias da Costa | Discente |
Coordenação
Ato Autorizativo
Autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 221, e 08 de junho de 2020.

Blog do Curso de Psicologia
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