Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras..

Ciclo Avaliativo

Ano II

Cursos da IES Participantes em 2021

Licenciaturas em História, Pedagogia e Educação Física.

Estudantes Habilitados

I – Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2020, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2020;

II – Concluintes: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pelas IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2020, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2021;

Inscrição dos estudantes

Os estudantes ingressantes e concluintes de cursos vinculados às áreas de avaliação elencadas no art. 7º da Portaria Nº 494, de 08 de julho de 2021, habilitados ao Enade 2021, deverão ser inscritos pelos coordenadores de cursos ou pelos Procuradores Institucionais da respectiva instituição de ensino vinculadas ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.

  • É imprescindível ao processo de inscrição o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante.
  • O estudante que ainda não dispõe de CPF deve acessar a página Receita Federal da Internet para obter informações sobre a inscrição no Cadastro de Pessoa Física, com a antecedência necessária à respectiva inscrição ao ENADE 2021.

Preenchimento do Cadastro dos estudantes

Os estudantes concluintes inscritos deverão, obrigatoriamente, acessar o Sistema Enade no endereço http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index  e realizar o cadastro no período de 19/07 a 08/11/2021, informando seus dados pessoais e de contato, para receber as informações relativas ao exame. (item 10 do Edital nº 36/2021.

 

Preenchimento do Questionário do Estudante

Os estudantes concluintes inscritos deverão, obrigatoriamente, acessar o Sistema Enade no endereço http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index  e realizar o preenchimento do Questionário do Estudante no período de 30/08 a 08/11/2021. (item 12 do Edital nº 36/2021).

Data do Exame

A prova do Enade 2021 será aplicada em todo território nacional no dia 14 de novembro de 2021, com início às 13h30, do horário de Brasília/DF.

Informações sobre o ENADE

Página do ENADE

http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

Bases Legais sobre o ENADE

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras Providências

Portaria Nº 494, de 08 de julho de 2021  –  Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, edição 2021.

Edital Nº 36, de 12 de julho de 2021 – Estabelece os critérios para Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, edição 2021.

Faça o download do Cronograma do ENADE 2021 clicando aqui