Bacharelado em Farmácia

















Graduação em Farmácia da FAM: Ciência, Cuidado e Inovação
O curso de Farmácia da Faculdade FAM prepara profissionais qualificados para atuar na promoção da saúde, pesquisa, desenvolvimento e manipulação de medicamentos, sempre com ética e responsabilidade. Nossa infraestrutura moderna e corpo docente altamente capacitado garantem uma formação completa e alinhada às necessidades do mercado.
Seja na indústria farmacêutica, laboratórios, farmácias ou no setor hospitalar, o farmacêutico formado pela FAM está pronto para fazer a diferença!
Denominação
Curso: Farmácia
Diplomação: Bacharel em Farmácia
Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado
Objetivos
O Curso de Graduação em Farmácia da FAM tem como objetivo geral graduar o profissional farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. Sendo assim, o profissional farmacêutico generalista deverá estar centrado nas necessidades assistenciais, garantindo um atendimento livre de riscos à população, através do planejamento, coordenação, execução e avaliação da assistência à saúde, integrado numa equipe multiprofissional, considerando:
-
Componentes curriculares, que integrem conhecimentos tanto teóricos e práticos de forma interdisciplinar e transdisciplinar;
-
Planejamento curricular, que contemple as prioridades de saúde, considerando os contextos nacional, regional e local em que se insere o curso;
-
Cenários de práticas diversificados, inseridos na comunidade e nas redes de atenção à saúde, pública e/ou privada;
-
Estratégias para a formação, centradas na aprendizagem do estudante, tendo o professor como mediador e facilitador;
-
Ações intersetoriais e sociais, norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);
-
Atuação profissional, articulada com as políticas públicas e com o desenvolvimento científico e tecnológico;
-
Cuidado em saúde, com atenção especial à gestão, à tecnologia e à inovação como ferramentas estruturais da formação do aluno;
-
Tomada de decisão com base na análise crítica e contextualizada das evidências científicas;
-
Liderança, ética, empreendedorismo, respeito, compromisso, responsabilidade, gerenciamento e execução de ações, ligadas pela interação, participação e diálogo;
-
Compromisso com o cuidado e a defesa da saúde integral do indivíduo, considerando aspectos socioeconômicos, políticos, culturais, ambientais, étnico-raciais, de gênero e características regionais;
-
Formação profissional, que o capacite para intervir na resolubilidade dos problemas de saúde do indivíduo;
-
Assistência farmacêutica, utilizando medicamento e outras tecnologias como ferramentas para a prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde;
-
Incorporação de tecnologias de informação e comunicação em suas diferentes formas e áreas, ligadas pela interação, participação e diálogo, tendo em vista o bem-estar do indivíduo e coletivo;
-
Educação permanente e continuada, responsável e comprometida com a sua própria formação, estímulo ao desenvolvimento, à mobilidade acadêmico-profissional.
A partir destes objetivos específicos a Faculdade Sete propõe-se a contribuir para a formação e a educação continuada dos farmacêuticos, melhorando assim, a qualidade dos serviços prestados à população local, auxiliando a reorientação das farmácias e reforçando o papel desses profissionais em estabelecimentos de saúde pertencentes ao Sistema Único de Saúde – SUS -, sejam eles de natureza pública ou privada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOSObjetivos Específicos do Curso de Bacharelado em Farmácia | |
O1 |
Abordar as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação profissional e acadêmica; |
O2 |
Contemplar a abordagem de temas observando o equilíbrio teórico-prático, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender; |
O3 |
Buscar a abordagem precoce às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre ciclo básico e profissional; |
O4 |
Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados; |
O5 |
Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares, promovendo progressiva autonomia intelectual do aluno; |
O6 |
Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento; |
O7 |
Comprometer o aluno com o desenvolvimento científico e a busca do avanço técnico associado ao bem-estar, à qualidade de vida e ao respeito aos direitos humanos. |
Perfil do Egresso
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Graduação em Farmácia da FAM, será um profissional dotado de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, com compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. O profissional estará capacitado para o exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. O egresso do Curso de Graduação em Farmácia da FAM será um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual e profissional, capacitado para continuar a buscar conhecimentos após a graduação e comprometido com as transformações sociais em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o sistema de saúde vigente no País. O egresso da FAM será profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, participação no avanço da ciência e tecnologia, atuação em equipes multidisciplinares, em todos os níveis de atenção sanitária.
A capacitação profissional deve estar alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional; gerenciamento, análises de dados, documentação, tomada de decisões e solução de problemas; comunicação oral e escrita; construção do conhecimento e desenvolvimento profissional; interação social; atuação ética e responsável, com compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio. O profissional deverá compreender as diferentes concepções da saúde e enfermidade, os princípios psicossociais e éticos das relações e os fundamentos do método científico; distinguir âmbito e prática profissional, inserindo sua atuação na transformação de realidades em benefício da sociedade. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Farmácia, considerando o caráter interdisciplinar da formação profissional do bacharel em Farmácia, a organização curricular permitirá a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais e farmacêuticas, despertando desde o início do curso o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, com informações sobre os princípios e os fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade social e o compromisso com a cidadania. O egresso do Curso de Farmácia da FAM deverá ser capaz de exercer as competências e habilidades específicas detalhadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Área, que o propiciará um enorme leque de oportunidades de trabalho público ou privado.
Competências
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Por sua vez, para alcançar o perfil do aluno egresso desejado para o curso, as seguintes competências gerais são definidas:
C1 | Atenção à saúde:
os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo; |
C2 | Tomada de decisões:
o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas; |
C3 | Comunicação:
os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral; |
C4 | Liderança:
no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade; |
C5 | Administração e gerenciamento:
os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação; |
C6 | Educação permanente:
os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. |
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
A formação do farmacêutico, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, tem por objetivos dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas, orientadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):
Competências Específicas para o Curso de Bacharelado em Farmácia | |
• |
Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; |
• |
Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde; |
• |
Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética; |
• |
Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência; |
• |
Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; |
• |
Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos; |
• |
Desenvolver assistência farmacêutica individual e coletiva; |
• |
Atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, saneantes e domissaneantes e correlatos; |
• |
Atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional; |
• |
Atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes, correlatos e alimentos; |
• |
Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais; |
• |
Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas; |
• |
Avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames laboratoriais; |
• |
Avaliar as interações medicamento/medicamento e alimento/medicamento; |
• |
Exercer a farmacoepidemiologia; |
• |
Exercer a dispensação e administração de nutracêuticos e de alimentos de uso integral e parenteral; |
• |
Atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos; |
• |
Atuar no desenvolvimento e operação de sistemas de informação farmacológica e toxicológica para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades; |
• |
Interpretar e avaliar prescrições; |
• |
Atuar na dispensação de medicamentos e correlatos; |
• |
Participar na formulação das políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica; |
• |
Formular e produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala; |
• | A
tuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde; |
• |
Desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico; |
• |
Realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos, de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo; |
• |
Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia; |
• |
Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados; |
• |
Exercer atenção farmacêutica individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas; |
• |
Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; |
• |
Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos |
Carga Horária
4.300h
DURAÇÃO DO CURSO
10 semestres (05 anos)
Coordenação
Órgãos
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE
Para o curso proposto, o atual NDE consta na tabela abaixo, nomeado pela Portaria 046/2024:
Allan Carlos da Silva Tiago Titulação: Mestre Função: Coord./Presidente |
Lais Gabrielle de Sarges Cardoso Titulação: Especialista Função: Estágio e TCC |
Manoel Guacelis de Sena Dias Junior Titulação: Mestre Função: Laboratório |
Paulo Roberto Galdino de Lima Titulação: Mestre Função: Gestão Pedagógica |
Roney Silva da Silva Titulação: Doutor Função: Monitoria e Ativ. Complementares |
Veridiana Valente Pinheiro Castro Titulação: Doutora Função: Gestão Pedagógica e Extensão |
COLEGIADO DO CURSO
A FAM realizou a composição do Colegiado do Curso de Bacharelado em Farmácia cuja formação consta na tabela a seguir, nomeados pela Portaria 047/2024:
Allan Carlos da Silva Tiago (Coordenador) Função: Presidente |
Eliane Silva e Silva Função: Docente |
Ronnes de Azevedo Dias Função: Docente |
Marco Antonio Silva Função: Técnico-Administrativo |
Jones Farias da Costa Função: Discente |
Ato Autorizativo
Autorizado pelo Ministério da Educação através Portaria N° 216, de 13 de maio de 2019.
Documentos
Denominação do Curso: Farmácia
Diplomação: Bacharel em Farmácia
Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado
OBJETIVO GERAL
O Curso de Graduação em Farmácia da FAM tem como objetivo geral graduar o profissional farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. Sendo assim, o profissional farmacêutico generalista deverá estar centrado nas necessidades assistenciais, garantindo um atendimento livre de riscos à população, através do planejamento, coordenação, execução e avaliação da assistência à saúde, integrado numa equipe multiprofissional, considerando:
Componentes curriculares, que integrem conhecimentos tanto teóricos e práticos de forma interdisciplinar e transdisciplinar;
Planejamento curricular, que contemple as prioridades de saúde, considerando os contextos nacional, regional e local em que se insere o curso;
Cenários de práticas diversificados, inseridos na comunidade e nas redes de atenção à saúde, pública e/ou privada;
Estratégias para a formação, centradas na aprendizagem do estudante, tendo o professor como mediador e facilitador;
Ações intersetoriais e sociais, norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);
Atuação profissional, articulada com as políticas públicas e com o desenvolvimento científico e tecnológico;
Cuidado em saúde, com atenção especial à gestão, à tecnologia e à inovação como ferramentas estruturais da formação do aluno;
Tomada de decisão com base na análise crítica e contextualizada das evidências científicas;
Liderança, ética, empreendedorismo, respeito, compromisso, responsabilidade, gerenciamento e execução de ações, ligadas pela interação, participação e diálogo;
Compromisso com o cuidado e a defesa da saúde integral do indivíduo, considerando aspectos socioeconômicos, políticos, culturais, ambientais, étnico-raciais, de gênero e características regionais;
Formação profissional, que o capacite para intervir na resolubilidade dos problemas de saúde do indivíduo;
Assistência farmacêutica, utilizando medicamento e outras tecnologias como ferramentas para a prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde;
Incorporação de tecnologias de informação e comunicação em suas diferentes formas e áreas, ligadas pela interação, participação e diálogo, tendo em vista o bem-estar do indivíduo e coletivo;
Educação permanente e continuada, responsável e comprometida com a sua própria formação, estímulo ao desenvolvimento, à mobilidade acadêmico-profissional.
A partir destes objetivos específicos a Faculdade Sete propõe-se a contribuir para a formação e a educação continuada dos farmacêuticos, melhorando assim, a qualidade dos serviços prestados à população local, auxiliando a reorientação das farmácias e reforçando o papel desses profissionais em estabelecimentos de saúde pertencentes ao Sistema Único de Saúde – SUS -, sejam eles de natureza pública ou privada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Objetivos Específicos do Curso de Bacharelado em Farmácia | |
O1 | Abordar as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação profissional e acadêmica; |
O2 | Contemplar a abordagem de temas observando o equilíbrio teórico-prático, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender; |
O3 | Buscar a abordagem precoce às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre ciclo básico e profissional; |
O4 | Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados; |
O5 | Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares, promovendo progressiva autonomia intelectual do aluno; |
O6 | Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento; |
O7 | Comprometer o aluno com o desenvolvimento científico e a busca do avanço técnico associado ao bem-estar, à qualidade de vida e ao respeito aos direitos humanos. |
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Graduação em Farmácia da FAM, será um profissional dotado de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, com compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. O profissional estará capacitado para o exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. O egresso do Curso de Graduação em Farmácia da FAM será um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual e profissional, capacitado para continuar a buscar conhecimentos após a graduação e comprometido com as transformações sociais em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o sistema de saúde vigente no País. O egresso da FAM será profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, participação no avanço da ciência e tecnologia, atuação em equipes multidisciplinares, em todos os níveis de atenção sanitária.
A capacitação profissional deve estar alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional; gerenciamento, análises de dados, documentação, tomada de decisões e solução de problemas; comunicação oral e escrita; construção do conhecimento e desenvolvimento profissional; interação social; atuação ética e responsável, com compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio. O profissional deverá compreender as diferentes concepções da saúde e enfermidade, os princípios psicossociais e éticos das relações e os fundamentos do método científico; distinguir âmbito e prática profissional, inserindo sua atuação na transformação de realidades em benefício da sociedade. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Farmácia, considerando o caráter interdisciplinar da formação profissional do bacharel em Farmácia, a organização curricular permitirá a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais e farmacêuticas, despertando desde o início do curso o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, com informações sobre os princípios e os fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade social e o compromisso com a cidadania. O egresso do Curso de Farmácia da FAM deverá ser capaz de exercer as competências e habilidades específicas detalhadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Área, que o propiciará um enorme leque de oportunidades de trabalho público ou privado.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Por sua vez, para alcançar o perfil do aluno egresso desejado para o curso, as seguintes competências gerais são definidas:
C1 | Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo; |
C2 | Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas; |
C3 | Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral; |
C4 | Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade; |
C5 | Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação; |
C6 | Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. |
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
A formação do farmacêutico, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, tem por objetivos dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas, orientadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):
Competências Específicas para o Curso de Bacharelado em Farmácia | |
• | Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; |
• | Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde; |
• | Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética; |
• | Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência; |
• | Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social; |
• | Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos; |
• | Desenvolver assistência farmacêutica individual e coletiva; |
• | Atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, saneantes e domissaneantes e correlatos; |
• | Atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional; |
• | Atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes, correlatos e alimentos; |
• | Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais; |
• | Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas; |
• | Avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames laboratoriais; |
• | Avaliar as interações medicamento/medicamento e alimento/medicamento; |
• | Exercer a farmacoepidemiologia; |
• | Exercer a dispensação e administração de nutracêuticos e de alimentos de uso integral e parenteral; |
• | Atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos; |
• | Atuar no desenvolvimento e operação de sistemas de informação farmacológica e toxicológica para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades; |
• | Interpretar e avaliar prescrições; |
• | Atuar na dispensação de medicamentos e correlatos; |
• | Participar na formulação das políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica; |
• | Formular e produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala; |
• | A tuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde; |
• | Desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico; |
• | Realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos, de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo; |
• | Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia; |
• | Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados; |
• | Exercer atenção farmacêutica individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas; |
• | Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas; |
• | Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos |
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE
Para o curso proposto, o atual NDE consta na tabela abaixo, nomeado pela Portaria 046/2024:
Docente | Titulação | Função |
Allan Carlos da Silva Tiago | Mestre | Coord./Presidente |
Lais Gabrielle de Sarges Cardoso | Especialista | Estágio e TCC |
Manoel Guacelis de Sena Dias Junior | Mestre | Laboratório |
Paulo Roberto Galdino de Lima | Mestre | Gestão Pedagógica |
Roney Silva da Silva | Doutor | Monitoria e Ativ. Complementares |
Veridiana Valente Pinheiro Castro | Doutora | Gestão Pedagógica e Extensão |
COLEGIADO DO CURSO
A FAM realizou a composição do Colegiado do Curso de Bacharelado em Farmácia cuja formação consta na tabela a seguir, nomeados pela Portaria 047/2024:
Componente | Representante |
Allan Carlos da Silva Tiago (Coordenador) | Presidente |
Eliane Silva e Silva | Docente |
Ronnes de Azevedo Dias | Docente |
Marco Antonio Silva | Técnico-Administrativo |
Jones Farias da Costa | Discente |
CARGA HORÁRIA DO CURSO
4.300h
DURAÇÃO DO CURSO
10 semestres (05 anos)
ATO AUTORIZATIVO
Autorizado pelo Ministério da Educação através Portaria N° 216, de 13 de maio de 2019.
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