Bacharelado em Farmácia

Graduação em Farmácia da FAM: Ciência, Cuidado e Inovação

O curso de Farmácia da Faculdade FAM prepara profissionais qualificados para atuar na promoção da saúde, pesquisa, desenvolvimento e manipulação de medicamentos, sempre com ética e responsabilidade. Nossa infraestrutura moderna e corpo docente altamente capacitado garantem uma formação completa e alinhada às necessidades do mercado.

Seja na indústria farmacêutica, laboratórios, farmácias ou no setor hospitalar, o farmacêutico formado pela FAM está pronto para fazer a diferença!

Denominação


Curso:  
Farmácia

Diplomação:   Bacharel em Farmácia

Modalidade:   Presencial

Grau:  Bacharelado

OBJETIVO GERAL

O Curso de Graduação em Farmácia da FAM tem como objetivo geral graduar o profissional farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. Sendo assim, o profissional farmacêutico generalista deverá estar centrado nas necessidades assistenciais, garantindo um atendimento livre de riscos à população, através do planejamento, coordenação, execução e avaliação da assistência à saúde, integrado numa equipe multiprofissional, considerando:

  • Componentes curriculares, que integrem conhecimentos tanto teóricos e práticos de forma interdisciplinar e transdisciplinar;

  • Planejamento curricular, que contemple as prioridades de saúde, considerando os contextos nacional, regional e local em que se insere o curso;

  • Cenários de práticas diversificados, inseridos na comunidade e nas redes de atenção à saúde, pública e/ou privada;

  • Estratégias para a formação, centradas na aprendizagem do estudante, tendo o professor como mediador e facilitador;

  • Ações intersetoriais e sociais, norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);

  • Atuação profissional, articulada com as políticas públicas e com o desenvolvimento científico e tecnológico;

  • Cuidado em saúde, com atenção especial à gestão, à tecnologia e à inovação como ferramentas estruturais da formação do aluno;

  • Tomada de decisão com base na análise crítica e contextualizada das evidências científicas;

  • Liderança, ética, empreendedorismo, respeito, compromisso, responsabilidade, gerenciamento e execução de ações, ligadas pela interação, participação e diálogo;

  • Compromisso com o cuidado e a defesa da saúde integral do indivíduo, considerando aspectos socioeconômicos, políticos, culturais, ambientais, étnico-raciais, de gênero e características regionais;

  • Formação profissional, que o capacite para intervir na resolubilidade dos problemas de saúde do indivíduo;

  • Assistência farmacêutica, utilizando medicamento e outras tecnologias como ferramentas para a prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde;

  • Incorporação de tecnologias de informação e comunicação em suas diferentes formas e áreas, ligadas pela interação, participação e diálogo, tendo em vista o bem-estar do indivíduo e coletivo;

  • Educação permanente e continuada, responsável e comprometida com a sua própria formação, estímulo ao desenvolvimento, à mobilidade acadêmico-profissional.

A partir destes objetivos específicos a Faculdade Sete propõe-se a contribuir para a formação e a educação continuada dos farmacêuticos, melhorando assim, a qualidade dos serviços prestados à população local, auxiliando a reorientação das farmácias e reforçando o papel desses profissionais em estabelecimentos de saúde pertencentes ao Sistema Único de Saúde – SUS -, sejam eles de natureza pública ou privada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Objetivos Específicos do Curso de Bacharelado em Farmácia
O1

Abordar as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação profissional e acadêmica;

O2

Contemplar a abordagem de temas observando o equilíbrio teórico-prático, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender;

O3

Buscar a abordagem precoce às atividades profissionais de forma integrada, evitando a separação entre ciclo básico e profissional;

O4

Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados;

O5

Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares, promovendo progressiva autonomia intelectual do aluno;

O6

Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento;

O7

Comprometer o aluno com o desenvolvimento científico e a busca do avanço técnico associado ao bem-estar, à qualidade de vida e ao respeito aos direitos humanos.

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso de Graduação em Farmácia da FAM, será um profissional dotado de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, com compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. O profissional estará capacitado para o exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. O egresso do Curso de Graduação em Farmácia da FAM será um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual e profissional, capacitado para continuar a buscar conhecimentos após a graduação e comprometido com as transformações sociais em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o sistema de saúde vigente no País. O egresso da FAM será profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, participação no avanço da ciência e tecnologia, atuação em equipes multidisciplinares, em todos os níveis de atenção sanitária.

A capacitação profissional deve estar alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional; gerenciamento, análises de dados, documentação, tomada de decisões e solução de problemas; comunicação oral e escrita; construção do conhecimento e desenvolvimento profissional; interação social; atuação ética e responsável, com compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio. O profissional deverá compreender as diferentes concepções da saúde e enfermidade, os princípios psicossociais e éticos das relações e os fundamentos do método científico; distinguir âmbito e prática profissional, inserindo sua atuação na transformação de realidades em benefício da sociedade. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Farmácia, considerando o caráter interdisciplinar da formação profissional do bacharel em Farmácia, a organização curricular permitirá a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais e farmacêuticas, despertando desde o início do curso o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, com informações sobre os princípios e os fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade social e o compromisso com a cidadania. O egresso do Curso de Farmácia da FAM deverá ser capaz de exercer as competências e habilidades específicas detalhadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Área, que o propiciará um enorme leque de oportunidades de trabalho público ou privado.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Por sua vez, para alcançar o perfil do aluno egresso desejado para o curso, as seguintes competências gerais são definidas:

C1 Atenção à saúde:

os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo;

C2 Tomada de decisões:

o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas;

C3 Comunicação:

os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

C4 Liderança:

no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;

C5 Administração e gerenciamento:

os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação;

C6 Educação permanente:

os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

A formação do farmacêutico, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, tem por objetivos dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas, orientadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS):

Competências Específicas para o Curso de Bacharelado em Farmácia

Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde;

Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência;

Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;

Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;

Desenvolver assistência farmacêutica individual e coletiva;

Atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, saneantes e domissaneantes e correlatos;

Atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional;

Atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes, correlatos e alimentos;

Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais;

Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;

Avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames laboratoriais;

Avaliar as interações medicamento/medicamento e alimento/medicamento;

Exercer a farmacoepidemiologia;

Exercer a dispensação e administração de nutracêuticos e de alimentos de uso integral e parenteral;

Atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos;

Atuar no desenvolvimento e operação de sistemas de informação farmacológica e toxicológica para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades;

Interpretar e avaliar prescrições;

Atuar na dispensação de medicamentos e correlatos;

Participar na formulação das políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica;

Formular e produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala;

A

tuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde;

Desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico;

Realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos, de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo;

Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;

Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados;

Exercer atenção farmacêutica individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;

Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;

Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos

4.300h

DURAÇÃO DO CURSO

10 semestres (05 anos)

Prof. Me. Allan Carlos da Silva Tiago 

Email: allan.silva@faculdadefam.edu.br

Currículo Lattes

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE – NDE

Para o curso proposto, o atual NDE consta na tabela abaixo, nomeado pela Portaria 046/2024:

Allan Carlos da Silva Tiago

Titulação: Mestre

Função: Coord./Presidente

Lais Gabrielle de Sarges Cardoso

Titulação: Especialista

Função: Estágio e TCC

Manoel Guacelis de Sena Dias Junior

Titulação: Mestre

Função: Laboratório

Paulo Roberto Galdino de Lima

Titulação: Mestre

Função: Gestão Pedagógica

Roney Silva da Silva

Titulação: Doutor

Função: Monitoria e Ativ. Complementares

Veridiana Valente Pinheiro Castro

Titulação: Doutora

Função: Gestão Pedagógica e Extensão

 
COLEGIADO DO CURSO

A FAM realizou a composição do Colegiado do Curso de Bacharelado em Farmácia cuja formação consta na tabela a seguir, nomeados pela Portaria 047/2024:

Allan Carlos da Silva Tiago (Coordenador)

Função: Presidente

Eliane Silva e Silva

Função: Docente

Ronnes de Azevedo Dias

Função: Docente

Marco Antonio Silva

Função: Técnico-Administrativo

Jones Farias da Costa

Função: Discente

Autorizado pelo Ministério da Educação através Portaria N° 216, de 13 de maio de 2019.

Veja as NotíciasIniciativasNovidadesdo curso de Farmácia

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support