No dia 18/04/2023, às 19h, no auditório da FAM, foi realizado o I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE VIVÊNCIA E O EMPODERAMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, tendo como protagonista da realização do evento as turmas de Pedagogia da Disciplina de Fundamentos da Educação Especial, sob a orientação da Profa. Mestranda Maria do Socorro Carvalho Araújo.

O objetivo foi analisar as concepções de Direitos e de Inclusão Escolar e Profissional das Pessoas com Deficiência e a relação destas com o Empoderamento e a tomada de decisões em relação a garantia de direitos humanos.

A partir do momento em que compreendermos que o maior obstáculo é o nosso comportamento, teremos ciência de que somos os únicos que podemos altera-lo. Cabe a nós decidir o que as coisas significam e o que fazer em relação a elas.

O empoderamento é parte existente de toda raça humana, possuímos a capacidade única de sermos ousados, corajosos e nobres para tornar nossa vida ou a do outro melhor.

Nossos agradecimentos: à Profa. Idaneide Guedelha, à Coordenadoras das Licenciatura Prof Nazaré Bello e Coordenadora Adjunta Dorineide Ferreira, as famílias dos alunos, aos profissionais da FAM,  aos participantes e principalmente aos Alunos (as) das Turmas de Pedagogia da Disciplina de Fundamentos da Educação Especial pela sua ousadia, coragem e determinação. Mas o maior efeito é o reconhecimento de pessoas com direito e deveres para intervir na sociedade para termos uma educação de qualidade e equidade para TODOS.