Conheça o curso de Fonoaudiologia da FAM
ATO AUTORIZATIVO
Autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria N° 590, de 01 de novembro de 2024.
DENOMINAÇÃO DO CURSO
Bacharelado em Fonoaudiologia
A profissão de Fonoaudiólogo foi regulamentada pela Lei nº 6.965, de 09/12/1981. Conforme a regulamentação, somente poderão exercer a profissão os fonoaudiólogos que concluírem cursos superiores de Fonoaudiologia reconhecidos pelo MEC e que possuam registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia do estado onde atuam. Esses profissionais são capacitados para promover a saúde e a comunicação humana, atuando na prevenção, avaliação e tratamento de problemas relacionados à audição, linguagem, voz e funções orofaciais.
OBJETIVO GERAL DO CURSO
Formar profissionais capacitados para atuar de maneira ética e comprometida na composição de equipes multiprofissionais no campo da reabilitação. Este profissional deve ser capaz de desenvolver atividades relacionadas à saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento, pesquisa nas áreas de comunicação oral e escrita, voz, disfluência, afasia, audição, função estomatognática, função vestibular, e demais distúrbios relacionados à linguagem e à audição humana. Assim como formar profissionais capazes de compor equipes no âmbito escolar (público ou privado) no apoio à inclusão educacional na perspectiva de atuação como Fonoaudiólogo Educacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Formar fonoaudiólogos de caráter generalista e pluralista, conforme as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Fonoaudiologia;
I
Capacitar o estudante de fonoaudiologia para desenvolver suas habilidades e competências em vista de diversas demandas sociais;
II
Habilitar o profissional fonoaudiólogo para trabalhar na promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, nas dimensões individual e coletiva, balizando suas práticas nas dimensões éticas, de excelência e de qualidade;
III
Oferecer uma formação multi e trans/interdisciplinar com o objetivo de interagir com diversos campos possíveis na atuação profissional;
IV
Promover condições que incentivem os estudantes a conhecer as especificidades da realidade sócio-histórica e cultural, local e regional, de modo a formar profissionais conscientes e eticamente comprometidos com a atenção às demandas que se apresentam no contexto social atual;
V
Capacitar o estudante para avaliar, diagnosticar e intervir nos distúrbios da comunicação humana, englobando as áreas de linguagem oral e escrita, voz, audição, e funções estomatognáticas e vestibulares;
VI
Ensinar técnicas terapêuticas específicas para o tratamento e a reabilitação dos distúrbios de comunicação e deglutição;
VII
Formar profissionais com capacidade para atuar na promoção da saúde e na prevenção de problemas relacionados à comunicação e audição em diferentes contextos (escolas, comunidades, clínicas, hospitais, etc.);
VIII
Incentivar a formação em pesquisa para que os estudantes possam contribuir para a evolução científica na área de Fonoaudiologia;
IX
Enfatizar a importância da ética profissional e do desenvolvimento de uma prática fonoaudiológica responsável e comprometida com o bem-estar dos pacientes;
X
Preparar os alunos para trabalhar em colaboração com outros profissionais da saúde, educação e áreas afins, facilitando uma abordagem integrada no cuidado ao paciente;
XI
Capacitar os estudantes para incorporar tecnologias atuais e emergentes em sua prática clínica, melhorando a eficácia dos diagnósticos e tratamentos;
XII
Aprimorar as habilidades de comunicação dos futuros fonoaudiólogos, essenciais para a interação efetiva com pacientes, familiares, outros profissionais e para a difusão do conhecimento.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil profissional do egresso do curso de Graduação em Fonoaudiologia, profissional da saúde em seu conceito ampliado, deve contemplar atuação no seu núcleo de formação específico e em suas interfaces com diferentes campos de saber.
Espera-se que o egresso do Curso de Fonoaudiologia seja capaz de:
I
Compreender e analisar criticamente os sistemas teóricos e conceituais envolvidos no campo fonoaudiológico, que abrange o estudo da motricidade oral, voz, fala, linguagem oral e escrita e da audição, e os métodos clínicos utilizados para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios da linguagem (oral e escrita), audição, voz e sistema sensório motor oral;
II
Compreender a constituição do humano, as relações sociais, o psiquismo, a linguagem, a aprendizagem. O estudo deste processo como condição para a compreensão da gênese e da evolução das alterações fonoaudiológicas;
III
Apreender as dimensões e processos fonoaudiológicos em sua amplitude e complexidade;
IV
Avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios pertinentes ao campo fonoaudiológico em toda extensão e complexidade;
V
Apreender e elaborar criticamente o amplo leque de questões clínicas, científico-filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do Fonoaudiólogo, capacitando-se para realizar intervenções apropriadas às diferentes demandas sociais;
VI
Possuir uma formação científica, generalista, que permita dominar e integrar os conhecimentos, atitudes e informações necessários aos vários tipos de atuação em Fonoaudiologia;
VII
Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
VIII
Desenvolver, participar e/ou analisar projetos de atuação profissional disciplinares, multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares;
IX
Possuir recursos científicos, teórico-práticos e éticos que permitam a atuação profissional e reavaliação de condutas;
X
Conquistar autonomia pessoal e intelectual necessárias para empreender contínua formação profissional;
XI
Situar a Fonoaudiologia em relação às outras áreas do saber que compõem e compartilham sua formação e atuação;
XII
Observar, descrever e interpretar de modo fundamentado e crítico as situações da realidade que concernem ao seu universo profissional;
XIII
Pensar sua profissão e atuação de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
XIV
Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
XV
Utilizar, acompanhar e incorporar inovações técnico-científicas no campo fonoaudiológico.
CAMPO DE ATUAÇÃO
A presença do profissional fonoaudiólogo na sociedade se faz necessária por várias demandas, dentre elas: saúde da criança com triagem auditiva neonatal, teste da linguinha, aleitamento materno, alterações de fala e linguagem e aprendizagem e evolução de habilidades psicomotoras; adolescente e jovem com alterações vocais, defluências, orientações sobre hábitos nocivos, reabilitação de funções estomatognáticas; saúde da mulher com o apoio e incentivo ao aleitamento materno, orientações às mães quanto ao desenvolvimento saudável de seus filhos em diferentes aspectos (vínculo afetivo, linguagem, desenvolvimento psicomotor), problemas de voz relacionados a fatores femininos (mau uso vocal, menopausa, tumores). Na saúde do idoso, sequelas de AVC ou outras alterações de origem neurológica, dificuldades de mastigar ou engolir alimentos, falhas de memória, problemas na compreensão ou na expressão verbal, indicação e adaptação de aparelhos auditivos e mudanças na qualidade da voz. Educação, com a avaliação e diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem relacionadas à sua área de conhecimento, planejamento educacional, elaborar, acompanhar e executar projetos, programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos, visando à otimização do processo ensino-aprendizagem, promover ações de educação dirigidas à população escolar nos diferentes ciclos de vida. Saúde do trabalhador, avalia problemas decorrentes da exposição ao ruído intenso, faz acompanhamento específico aos profissionais da voz (professores, locutores, advogados, etc.), assessoria a escolas, indústrias e empresas e participação em equipes de referência em saúde do trabalhador.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O profissional de Fonoaudiologia deve desenvolver as seguintes competências e habilidades:
- Trabalho em equipe;
- Comunicação eficaz;
- Atenção à saúde e suas interfaces;
- Gestão em saúde e intersetorialidade;
- Liderança e tomada de decisão;
- Educação permanente.
CARGA HORÁRIA DO CURSO
4.260h
DURAÇÃO DO CURSO
10 semestres (05 anos)
TURNOS
Tarde e Noite
Prof. Me. Jefferson Felgueiras de Carvalho
Email: jefersonfelgueras@gmail.com
O professor Jefferson Felgueiras de Carvalho é doutorando em Educação pelo PGEDA/Programa de Pós Graduação em Educação na Amazônia/UFPA; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA); Possui Especialização em Desenvolvimento Infantil, Psicopedagogia institucional com habilitação em educação especial e Docência do Ensino Superior; Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2000); Bacharelado em Fonoaudiologia pela Universidade da Amazônia (2003); e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Intervale em 2022. Docente da Educação Básica Pública desde 2003, servidor efetivo da Secretaria de Estado de Educação/SEDUC e do município do Moju. Membro do Conselho Municipal de Educação de Abaetetuba/Pa, Membro do Fórum Municipal de Educação, Membro da UNDIME/ PA, Membro dos grupos de pesquisa OBSERVE e LAPEM (ambos da UFPA), Associado a ANPAE e a ANPED. Foi Secretário Municipal de Educação de Abaetetuba/PA de 2009 a 2016. Participante de produções técnicas: Plano Municipal Decenal dos Direitos Humanos de crianças e Adolescentes de Abaetetuba, Plano Municipal de Educação de Abaetetuba, Lei do Sistema Municipal de Educação de Abaetetuba, Lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores da Educação Pública Municipal, Foi Coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM e FAEM de 2017 a 2022) Membro do NDE do Curso com a Gestão de TCC. Representante docente eleito para a CPA (Comissão Permanente de Avaliação). Atual Secretário Municipal de Educação de Abaetetuba.