ATO AUTORIZATIVO
Autorizado pelo Ministério da Educação através Portaria N° 1845, de 10 de dezembro de 2021.
DENOMINAÇÃO DO CURSO
Bacharelado em Engenharia Mecânica
A profissão de Engenheiro Mecânico foi regulamentada pela Lei N° 5.194, de 24 de dezembro de 1996. De acordo com a regulamentação, só podem exercer a profissão engenheiros formados em cursos superiores de Engenharia Mecânica reconhecidos pelo MEC e com registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no estado onde trabalham.
OBJETIVO GERAL DO CURSO
Formar Engenheiro Mecânico com visão holística e humanista, crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica e apto pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora, além de ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa problemas de natureza física e mecânica, adotando perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares nas práticas e considerando os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança, saúde e higiene no trabalho;
Objetivos Específicos
I. Promover atividades acadêmicas que contemplem a aplicação de conhecimentos tecnológicos e científicos na identificação, formulação, proposição e resolução de problemas de Engenharia Mecânica, analisando com criticidade possíveis impactos ambientais provocados por influências de decisões técnicas na concepção de projetos;
II. Promover espaços formativos que desenvolvam no aluno competência na elaboração, execução e gerenciamento de projetos e sistemas na área da Engenharia Mecânica em empresas de engenharia e outros órgãos, públicos ou privados;
III. Viabilizar práticas formativas para atuação multidisciplinar na elaboração, execução e administração de projetos em diversos setores de infraestrutura, refrigeração, motores, transporte e energia;
IV. Garantir atualização curricular permanente ofertando disciplinas complementares, projetos, bem como as disciplinas de tópicos especiais, que terão suas ementas construídas semestralmente, de forma a acompanhar o desenvolvimento tecnológico e necessidades específicas da região na formação do discente;
V. Incentivar e instituir a pesquisa científica e a extensão, fomentando a produção e socialização de conhecimentos a partir de resolução de problemas com vistas ao desenvolvimento de novas tecnologias na área da Engenharia Mecânica;
VI. Instigar a realização de estágios supervisionados e atuação em extensão para fins de integração da teoria à prática profissional;
VII. Promover atividades para além das tradicionais oportunidades de estágio com ações de docentes nas empresas, de profissionais das empresas no âmbito do curso, assim como maior direcionamento do projeto final de curso com vistas à resolução de problemas concretos, seja do setor produtivo, seja da sociedade em geral.
VIII. Avaliar sistematicamente o processo de implantação e implementação do curso por meio dos órgãos colegiados.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O egresso de Engenharia Mecânica da FAM, terá caráter profissional de formação generalista com aporte para atuação nos mais diversos segmentos nos quais seja necessário gerar, gerenciar ou empregar novas tecnologias em obras mecânicas nos segmentos de gerenciamento, controle e manutenção de equipamentos mecânicos, além de áreas afins como a metalurgia, usinagem, soldagem, controle e automação industrial. Estará comprometido com o desenvolvimento sustentável, atuando como fonte estimuladora de atuação criativa na análise de problemas econômicos, sociais, ambientais e culturais na formulação de soluções. O engenheiro, portanto, deve estar preparado para atuar, permanentemente, na fronteira do conhecimento, buscando soluções técnicas, embasadas na ética, para as situações-problema surgidas na dinâmica do seu exercício profissional.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Com uma formação pautada na abordagem generalista, o campo de atuação do Engenheiro Mecânico formado na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia – FAM está em consonância com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o qual cita que as principais áreas de atuação do Engenheiro Civil são:
I. Máquinas
II. Equipamentos
III. Metalurgia
IV. Indústria Energética
V. Refrigeração
VI. Manutenção Industrial
VII. Soldagem
VIII. Usinagem
IX. Motores
I. Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;
II. Ser capaz de utilizar técnicas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários;
III. Formular questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas e uso de técnicas adequadas;
IV. Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos representativos verificados e validados por experimentação:
V. Prever os resultados dos sistemas por meio de modelos;
VI. Conceber experimentos que gerem resultados satisfatórios e comparados ao comportamento dos fenômenos reais;
VII. Verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
VIII. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos;
IX. Ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente;
X. Aplicar conceitos de gestão e planejamento, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;
XI. Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia;
XII. Gerenciar a força de trabalho e os materiais dentro do contexto da indústria mecânica;
XIII. Realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;
XIV. Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica;
XV. Ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (tdics),
XVI. Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares:
XVII. Ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou à distância, de modo que facilite a construção coletiva;
CARGA HORÁRIA DO CURSO
4.000 horas
DURAÇÃO DO CURSO EM SEMESTRE E EM ANO
10 semestres (05 anos)
TURNO
Matutino, Vespertino e Noturno